quarta-feira, 2 de abril de 2008

QUando é que se sabe que uma economia está a crescer?


Afinal parece que a tal "mentirinha" de 1º Abril funcionou! Queiram me perdoar minha querida família, mas não consegui evitar....

Mas antes de responder à questão, tenho que abrir um parêntises, só para esclarecer que na India há mais de 1.000.000.000 (acho que se lê UM BILIÃO) de habitantes recenceados! Tem como linguas oficiais o Hindu e o Inglês e mais 21(!) linguas nacionais. É considerara a 12ª economia mundial apesar de, e considerando o rendimento per capita, ser a 135ª do mundo!

Ora neste pais, com mais de 26 estados, o maior produtor de Software do Mundo, ocorre uma situação curiosa: quem trabalha na área dos IT (informática e afins) tem PLENO EMPREGO! Basta tirar um curso universitário e já está (nem é preciso juntar água). Por este motívo, as empresas que tem forte presensa no mercado dos IT, como é o caso da Honeywell, tem equipas de desenvolvimento muito fortes e extensas, apostam (financeiramente e temporalmente) no desenvolvimento e procura-se "agarrar" os funcionários com contratos efectivos.

O curioso é que todos os anos, os funcionários esperam aumentos salariais na ordem dos 15 a 20%!!! Sim, aproximadamente 1/5 de aumento ou seja, assumindo que o salário mínimo de Portugal é qualquer coisa como 400 euros, este ano teriam um aumento de .... 80 Euros! Sim é mesmo para rir...

No entanto, no passado dia 1 de Abril (e não, não é mentira!) os colegas receberam a notícia que iam ser aumentados em.... 5%!!!!! Ora tomando novamente Portugal como (mau) exemplo um aumento deste calibre seria considerado muito bom, penso eu! Só que por aqui caiu que nem uma Bomba! Não imaginam o que é ver uma empresa a fervilhar por dentro, mais de 2.000 trabalhadores a andar de um lado para o outro, salas de reunião completamente lotadas, telefonemas de cá para lá e de lá para cá... e um descontentamento tal que eu só pensava... BOLAS!!!!

Mas viver esta situação por dentro, isto é, em contacto directo com os afectados, dá para fazer comparações interessantes com a nossa (sempre em recessão) República. Mas ainda mais interessante é constatar que, na equipa onde estou inserido, composta por cerca de 15 elementos, depois de tal notícia um (apróximadamente 7% da mão de obra) apresentou a demisão e cerca de 5 (30 a 35%) comessaram logo a enviar curriculos a outras empresas. Ou seja se tudo lhes correr bem, esta equipa de desenvolvimento (que ganha muito a cima da média do que é praticado por terras de Gandi e que tem um nivel de vida alto) fica reduzida a 55% (60%) da sua capacidade produtiva!

Curioso curioso e que NINGUEM se importa! A empresa não se resente pois para o lugar dos que saem, tem com certeza substitutos (à altura). Os funcionários poco se resentem pois assim que sairem, há dezenas de empresas ávidas de os incorporar. Ora aprende Portugal....

E depois damos com isto?

2 comentários:

Pai disse...

Primeiro de tudo, acho que já tinha visto esta vaca e ... o contentor. Por acaso não era o mesmo onde estavam os porcos a dormir? Deve ficar à saída do teu hotel.
Dizes que são muito aumentados os "tolinhas". Pois acho que é por essa razão que os "magricelas" são cada vez mais (incluindo as vacas.
Mesmo assim acho que estamos melhor; não somos aumentados mas tb não temos esse cheiro a caril nem estamos sujeitos a pisar uma bosta, isto é, não nos sujeitamos a enterrar o pé (na dita cuja) até ao pescoço. Pobrezinhos mas lavadinhos (por enquanto,no que se refere aos lavadinhos).
Mas olha lá, nós aqui tb temos pessoas que não se queixam. Por exemplo os gestores da TMN que, por ultrapassarem a OPA do Belmiro tiveram um lucro(zito) de 5.000.000 de euros cada um. Como vez aqui tb temos números grandes. Só que há uma pequena diferença, que é a de não pedirem a demissão por dá aquela palha.

mamã disse...

Olá Amor!!

Pois é aí há realmente umas bostas de vaca valentes, que a qualquer momento podem ser pisadas por algum transeunte incauto... mas neste ponto estou em desacordo com caríssimo sogro: - realmente dificilmente se corre o risco de pisar bosta de vaca, mas corremos um altíssimo risco de pisar bosta de cão, que para além de cheirar um pouco pior (na minha humilde opinião...)ainda é de mais difícil detectção (o que torna a dita pisadela um risco muito maior!).
Mas passando à frente destes assuntos tão prosaicos, devo lembrar-te, fofuxo, de que em tempos já foi assim aqui em Portugal e para a tua área... Simplesmente a economia abrandou, houve um desinvestimento no crescimento de novas tecnologias e, para piorar, as universidades continuaram a lançar para o mercado centenas de indivíduos formados que, face à conjuntura e ao minúsculo rectângulo de terra que nos calhou na rifa, são um número muito acima daquele que o mercado consegue absorver em condições dignas! Mas prontos... para esse pessoal o Socras oferece estágios profissionais... e ultimamente até são muito bem pagos - o estagiário tem de investir forte e feio para poder estagiar!
Adiante... hoje é o dia -2!Está mesmo, quase, quase!!!
Beijocas